Tire suas dúvidas!

Perguntas Frequentes

Como faço para ter acesso aos tratamentos?

  • Atualmente, é possível ter acesso gratuito a maior parte dos novos tratamentos no Brasil. Se você tem plano de saúde, você deve verificar se tem direito buscando no Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O Rol é a listagem mínima de procedimentos (consultas, exames e tratamentos) que os planos de saúde são obrigados a oferecer aos seus beneficiários. Confira todas as informações no site: www.ans.gov.br

    Se você não tem plano de saúde e é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), você deve verificar se o seu tratamento consta no Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas da doença que foi diagnosticada. Todos os protocolos do Ministério da Saúde estão disponíveis no site: www.saude.gov.br

Orientações sobre as infusões

  • Seu atendimento no CCI será realizado com hora marcada. Após ser recepcionado em nossa clínica, você será acomodado em uma de nossas poltronas e algumas perguntas serão feitas enquanto preparamos sua medicação.

    Se sua medicação for de administração endovenosa, você terá sua veia puncionada e poderá aguardar a infusão enquanto assiste a um programa de televisão ou lê uma revista. A duração da administração é variável de acordo com o medicamento podendo ser de 30 minutos a 6 horas ou mais. Depois de encerrada a infusão, você precisará ficar algum tempo em observação.

    Durante todo o período da infusão haverá um médico Reumatologista pronto para atendimento de qualquer intercorrência. Contamos com todos os equipamentos e medicamentos necessários no caso de um atendimento emergencial. Além disso, após a infusão, seu médico receberá um relatório a respeito do seu atendimento.

O que é exame de cutícula de unha?

  • Por meio de uma técnica chamada Capilaroscopia Periungueal, a circulação dos vasos muito pequenos (microcirculação) pode ser visualizada através da utilização de um microscópio especial. A principal utilização do exame é para descobrir se o fenômeno de Raynaud se deve a uma doença autoimune (reumatismo) ou não.

    O fenômeno de Raynaud ocorre geralmente quando a pessoa está exposta ao frio ou a emoções, apresentando palidez, arroxeamento e vermelhidão nos dedos das mãos, pés, nariz ou orelhas. Cada um dos 10 dedos da mão recebe um óleo transparente e, em seguida, é colocado num equipamento chamado estereomicroscópio. É um exame indolor e nada invasivo.

    Se o seu médico indicou esse exame, ligue para o CCI e faça o seu agendamento. Você receberá as orientações necessárias para a realização do mesmo.

Se eu tomo imunobiológicos, posso utilizar vacinas?

  • De uma forma geral as vacinas que são produzidas com utilização de vírus morto (gripe, coqueluche, hepatite A), ou as vacinas de subunidades (hepatite B, pneumococo, HPV, meningite), ou as de toxóide inativado (difteria, tétano) e as conjugadas (Haemophilus e pneumococo); são bastante seguras quando em uso de medicamentos imunossupressores ou imunobiológicos.

    Nos casos em que as vacinas são de organismos vivos atenuados (vivos porém não patogênicos - febre amarela, pólio oral, rubéola, sarampo, caxumba, catapora e tuberculose) pode haver risco de desenvolvimento da doença e a decisão de tomar ou não a vacina deve ser discutida com o seu médico.

O que significa regime de day clinic?

  • Day clinic significa que para receber o medicamento por via parenteral o paciente não precisa ficar internado ou circulando dentro de um hospital. O CCI é o espaço adequado para que o paciente receba seu medicamento, sendo observado por um médico e volte para casa após a aplicação.

Tenho uma doença autoimune: como posso saber se necessito de um medicamento especial?

  • Converse com o seu médico e ele saberá se há necessidade desse tratamento. O médico é a única pessoa que pode lhe orientar sobre diagnósticos e tratamentos

O CCI trata e atende todas as doenças autoimunes?

  • O CCI atua como prestadora de serviços no momento em que o paciente necessita de aplicação com um medicamento especial. A indicação do uso do medicamento deverá ser feito por seu médico especialista. Temos um corpo clínico especializado que atende adultos e crianças, e com experiência e capacitação frequentes.

O CCI atende a consultas pelo SUS?

  • Não atende pelo SUS. O CCI recebe pacientes encaminhados pelo SUS para realização de tratamento com medicamento pela veia ou subcutâneo. Se você deseja marcar uma consulta nossos contatos são: Telefone (48) 3879-9798 ou Whatsapp (48) 99934-3242.

Deseja receber novidades, dicas e notícias sobre saúde?

  • R. Santos Dumont, 182, sl207
  • Cond. Life Medical Tower, Fpolis, SC
  • +55 48 3879-9798
  • +55 48 9 9934-3242
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CCI - Centro Catarinense de Imunoterapia

Diretora Técnica: Dra. Giovana Gomes Ribeiro - CRM/SC 13.670

© 2019 CCI - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.