Se você tem plano de saúde, você deve verificar se tem direito buscando no Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O Rol é a listagem mínima de procedimentos (consultas, exames e tratamentos) que os planos de saúde são obrigados a oferecer aos seus beneficiários. Confira todas as informações no site: www.ans.gov.br
Se você não tem plano de saúde e é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), você deve verificar se o seu tratamento consta no Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas da doença que foi diagnosticada. Todos os protocolos do Ministério da Saúde estão disponíveis no site: www.saude.gov.br
Seu atendimento no CCI será realizado com hora marcada. Após ser recepcionado em nossa clínica, você será acomodado em uma de nossas poltronas e algumas perguntas serão feitas enquanto preparamos sua medicação.
Se sua medicação for de administração endovenosa, você terá sua veia puncionada e poderá aguardar a infusão enquanto assiste a um programa de televisão ou lê uma revista. A duração da administração é variável de acordo com o medicamento podendo ser de 30 minutos a 6 horas ou mais. Depois de encerrada a infusão, você precisará ficar algum tempo em observação.
Durante todo o período da infusão haverá um médico Reumatologista pronto para atendimento de qualquer intercorrência. Contamos com todos os equipamentos e medicamentos necessários no caso de um atendimento emergencial. Além disso, após a infusão, seu médico receberá um relatório a respeito do seu atendimento.
Por meio de uma técnica chamada Capilaroscopia Periungueal, a circulação dos vasos muito pequenos (microcirculação) pode ser visualizada através da utilização de um microscópio especial. A principal utilização do exame é para descobrir se o fenômeno de Raynaud se deve a uma doença autoimune (reumatismo) ou não.
O fenômeno de Raynaud ocorre geralmente quando a pessoa está exposta ao frio ou a emoções, apresentando palidez, arroxeamento e vermelhidão nos dedos das mãos, pés, nariz ou orelhas. Cada um dos 10 dedos da mão recebe um óleo transparente e, em seguida, é colocado num equipamento chamado estereomicroscópio. É um exame indolor e nada invasivo.
Se o seu médico indicou esse exame, ligue para o CCI e faça o seu agendamento. Você receberá as orientações necessárias para a realização do mesmo.
De uma forma geral as vacinas que são produzidas com utilização de vírus morto (gripe, coqueluche, hepatite A), ou as vacinas de subunidades (hepatite B, pneumococo, HPV, meningite), ou as de toxóide inativado (difteria, tétano) e as conjugadas (Haemophilus e pneumococo); são bastante seguras quando em uso de medicamentos imunossupressores ou imunobiológicos.
Nos casos em que as vacinas são de organismos vivos atenuados (vivos porém não patogênicos - febre amarela, pólio oral, rubéola, sarampo, caxumba, catapora e tuberculose) pode haver risco de desenvolvimento da doença e a decisão de tomar ou não a vacina deve ser discutida com o seu médico.